Avante agrega importantes parcerias para o Projeto É Dia de Feira Solidária

A proposta da ação foi apresentada a gestores dos Centros Públicos de Economia Solidária de Salvador

 Constituir um grupo associativo solidário para reaproveitamento de alimentos descartados na Feira de São Joaquim, em Salvador. Este é o objetivo do Projeto É Dia de Feira Solidária, desenvolvido pela Avante – Educação e Mobilização Social, com apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE). Para fortalecer a ação, a instituição firmou parceria com Centros Públicos de Economia Solidária (CESOL) durante visita realizada no último dia 04 (julho).

 

No encontro, a coordenadora da Linha de Formação para o Trabalho da Avante, Fabiane Brazileiro, apresentou as ações previstas pelo Projeto, destacando a importante contribuição que o CESOL pode oferecer para o fortalecimento da iniciativa. “A parceria é importante no sentido de possibilitar que a formação em gestão e viabilidade econômica da cooperativa seja contínua, mesmo após o fim do projeto”, explicou. A gestora da unidade CESOL do bairro do Comércio, Luciana Embilina, mostrou-se animada com a proposta confirmando o potencial de apoio do Centro que atende regularmente mais de 40 empreendimentos solidários.

A equipe da Avante visitou ainda o CESOL do bairro dos Mares onde a ideia da parceria também foi bem acolhida. André Dantas, um dos gestores da unidade, destacou a possibilidade de contribuir principalmente com o estudo de viabilidade econômica do empreendimento solidário.

Ao consolidar parcerias, a Avante se fortalece para lidar com o desafio de estimular os empreendimentos solidários a atuarem dentro de uma lógica diferenciada que, ao contrário do modelo capitalista de produção, valoriza princípios como cooperação, igualdade, liberdade, autonomia e respeito ao meio ambiente.

Sobre o CESOL – O Programa Centro Público de Economia Solidária (CESOL), da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE), é uma ferramenta importante para o fortalecimento de empreendimentos solidários no estado. Em execução desde 2008, o Programa prevê uma rede de Centros Públicos de Economia Solidária que tem a função estratégica de mediar a relação entre o Poder Público e as demandas dos empreendimentos solidários. A iniciativa busca fomentar a economia solidária no estado, apoiando os empreendimentos nos campos jurídico e administrativo e em áreas como comunicação, comercialização e assistência social.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo