Assessora do Paralapracá participa de formação sobre ambientes de aprendizagem

Assessoras do Paralapracá participam de formação sobre ambientes de aprendizagemO Ambiente como Educador é a temática abordada no Encontro de Formação que acontece nos dias 22 e 23 de setembro em Porto Alegre (RS), e dia 25 de setembro em Belo Horizonte (MG). A assessora pedagógica do projeto Paralapracá, Rita Margarete do município de Camaçari (BA) participará do evento em Minas.

As discussões se darão a partir do encontro com o educador e atelierista colombiano, Juan Carlos Melo Hernández, e terão como foco o espaço, a organização, a gestão e o diálogo entre os ambientes e materiais; a projetação por mapa conceitual; e a plasticidade do pensamento infantil. O campo de trabalho de Juan Carlos Hernández consiste na pesquisa sobre o pensamento cognitivo da criança e sua relação com as artes, a partir do estudo dos processos plásticos.

A participação da assessora pedagógica do Paralapracá teve como principal estímulo a consonância da proposta do encontro com um dos eixos formativos do Paralapracá (Assim se Organiza o Ambiente). O Paralapracá, que é uma frente de ação do Programa Educação Infantil do Instituto C&A, acredita que é preciso considerar a autonomia da criança e seu perfil explorador e criador de sentidos. Para tanto, é preciso pensar um espaço que dê apoio aos seus movimentos, que incentivem sua autoria e autonomia, que contribuam para a diversificação de suas possibilidades, que revelem uma preocupação estética. Assim, esse ambiente traduzirá o cuidado e as intenções educativas com as crianças.

Proposta da formação

A formação abordará como os ambientes são organizados para gerar aprendizagens e dar apoio à criança para que ela revele o seu potencial criativo na sua descoberta do mundo e nas relações estabelecidas por meio das experiências compartilhadas. O encontro trará também esclarecimentos sobre a projetação por meio de mapa conceitual: O que é projetação? Por que trabalhar nesta perspectiva? Como nasce uma projetação? Em relação à plasticidade do pensamento infantil será aborda a fronteira entre a produção artística e a criação de sentidos, por meio da interação com os materiais nos processos plásticos.

Toda a base conceitual da formação tem como referência a experiência da Educação Infantil em Reggio Emilia, cidade italiana mundialmente conhecida por sua atuação neste segmento. A referência em Reggio Emilia é outro ponto em comum da proposta do encontro com o projeto Paralapracá, que chegou a promover um intercâmbio para a cidade italiana no início de 2013, quando oportunizou a gestores das redes municipais parceiras do projeto, assessoras pedagógicas do Paralapracá e profissionais da imprensa um contato presencial com a experiência.

O Paralapracá visa contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na educação infantil, com vistas ao seu desenvolvimento integral. O projeto se desenvolve em aliança com Secretarias Municipais de Educação e possui dois âmbitos de atuação: a formação continuada de profissionais de educação infantil e o acesso a materiais de uso pedagógico de qualidade, tanto para crianças quanto para professores. A iniciativa é implementada em parceria técnica com a ONG Avante – Educação e Mobilização Social, de Salvador (BA). Integram o segundo ciclo do projeto cinco municípios: Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE), Natal (RN) e Olinda.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo