Notícias

Articulando Leituras

04/10/12 11:02 - Notícias

4 de outubro de 2012

Olinda (PE) foi ponto de encontro para uma articulação entre Redes para definição de estratégias de mobilização e articulação da sociedade civil para criação dos Planos Estaduais e Municipais do Livro e da Leitura (PELL) (PMLL). O encontro foi organizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, instituição mobilizadora e articuladora da Rede EMredando Leituras, e reuniu articuladores de outras quatro Redes que constituem os Polos de Leitura do Nordeste, parceiros do Instituto C&A:  Leitura na Rede (João Pessoa), Releitura (Recife), Potiguar de Escolas Leitoras (Natal) e Ler pra Valer (São Luis).

As discussões giraram em torno de inquietações diante da lentidão e pouca participação da sociedade civil no processo de escrita dos PELL e PMLL. Durante o encontro, as Redes criaram estratégias voltadas para mobilização da sociedade civil e representantes do poder legislativo para promover e acompanhar políticas públicas de fomento à leitura. Também foram definidos encaminhamentos para sustentabilidade e fortalecimentos dos projetos de leitura realizados por cada Rede.

Foi convidado para o evento o Assessor do Ministério da Cultura (MINC), Representação Regional Nordeste, Roberto Azoubel, que apresentou os investimentos do MINC para o Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL). O encontro também contou a participação do representante do projeto Escola Leitora, desenvolvido junto às bibliotecas das escolas municipais de Caruaru.

BLOG: EMredando Leituras