Aberta seleção para novo ciclo do Paralapracá

O Instituto C&A convida as Secretarias Municipais de Educação de capitais e cidades da região metropolitana do Nordeste para participar do edital de seleção do projeto Paralapracá (2013-2016). As inscrições para o edital serão abertas no próximo dia 25 de março, mas as condições de participação já podem ser conhecidas com a leitura do edital de seleção e do resumo executivo do projeto Paralapracá no site do Instituto C&A . O Instituto também disponibiliza previamente o modelo do formulário de inscrição eletrônica que será adotado para o edital.
O projeto Paralapracá é uma ação do programa Educação Infantil, do Instituto C&A, executado pela Avante – Educação e Mobilização Social, que visa contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na educação infantil. O projeto possui dois âmbitos de atuação: a formação continuada de profissionais da educação e o acesso a materiais pedagógicos de qualidade, tanto para as crianças quanto para os professores.
O projeto foi lançado em agosto de 2010 e implementado em cinco municípios do Nordeste brasileiro: Campina Grande (PB), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Teresina (PI).
O trabalho foi desenvolvido em parceria com as Secretarias de Educação das cidades envolvidas, em regime de cooperação técnica. Cerca de 1.100 professores das redes municipais de educação infantil dessas localidades passaram a participar de programas de formação em torno dos eixos brincadeira, música, arte, literatura, exploração do mundo e organização do ambiente, beneficiando mais de 14 mil crianças.
Com o novo edital, o Instituto C&A pretende selecionar quatro novos municípios para a efetivação de parcerias. As inscrições das propostas deverão ser realizadas entre 25 de março e 5 de abril de 2013, em formulário eletrônico próprio a ser disponibilizado neste site.
O Comitê de Seleção das propostas será composto por profissionais indicados pelo Instituto C&A, com experiência na área de abrangência do edital. A relação dos municípios selecionados será publicada até o final de abril. As secretarias contempladas receberão apoio técnico para formação continuada de professores e materiais pedagógicos desenvolvidos para o projeto.
O primeiro ciclo de implementação do projeto Paralapracá terminou em dezembro de 2012. Em 2013, além da seleção de quatro novos municípios, o Instituto C&A prevê estender por mais um ano o acordo de cooperação técnica com dois dos municípios parceiros no primeiro ciclo do trabalho. O processo de definição desses municípios está em curso, por meio de uma seleção feita mediante carta-convite.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo