Notícias

A importância de se investir na primeira infância está ligada à potência dessa faixa etária

27/11/17 09:44 - Notícias

27 de novembro de 2017

A Avante – Educação e Mobilização Social participou da audiência pública “A Importância da Primeira Infância”, na Câmara Municipal de Salvador, que aconteceu na terça-feira (21), como um dos eventos promovidos pela Semana do Bebê de Salvador. A instituição foi representada pela consultora associada Ana Oliva Marcilio, que ressaltou a relevância dessa etapa da vida para o desenvolvimento integral, onde há o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado e a iniciação social e afetiva.

“Do 0 aos 6 anos, a criança percorre o caminho que a humanidade levou milhões de anos para fazer, mais especificamente nos primeiros mil dias, que é quando ela libera as mãos, fica em pé e sai andando. Então, a importância de se investir nessa faixa etária está ligada à potência que é a primeira infância, uma fase crucial na vida humana, que distingue o homem de todos os outros animais”, explica Ana Oliva Marcilio, referindo-se a características como o polegar opositor e a capacidade de pegar e manusear instrumentos, a postura bípede e a caminhada, mãos livres, o telencéfalo desenvolvido, a linguagem e a capacidade de simbolizar, escrever, desenhar, imaginar, pensar, planejar o futuro, tomar decisão, inventar e criar.

Além disso, Ana levou a experiência da Avante com escuta de crianças e participação infantil, em projetos como o Foco na Infância, Vozes da Cidade, Infâncias em Rede e o documentário “Voices of Children”, todos na perspectiva da criança como sujeito de direitos. “As crianças têm direito a uma educação de qualidade, à cidade, ao brincar, à participação, propondo e controlando as políticas públicas que lhes afetam. Mas para se garantir tudo isso, a cidadania plena, é importante ter orçamento público.”

Semana do Bebê

Ana Oliva Marcilio foi uma das debatedoras da audiência, junto a especialistas em saúde, justiça e entidades da organização civil. A audiência pública A Importância da Primeira Infância foi realizada pela vereadora Rogéria Santos (PRB), com apoio da Comissão Especial Temporária dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O evento integrou a Semana do Bebê de Salvador, promovida de 17 de novembro até esta sexta-feira (24).

Com atividades voltadas para os primeiros mil dias de vida da criança, a Semana busca reunir esforços de governos e da sociedade em torno da garantia dos direitos das gestantes, mães e seus filhos. Apoiada pelo UNICEF, a iniciativa vem contribuindo para a garantia do direito de cada bebê a sobreviver e se desenvolver, aprender, brincar, conviver em família e comunidade, crescer sem violência e ser protegido do HIV/aids e de outras doenças.

Primeira infância

Integrante da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), a Avante, vem, há cinco anos, agregando produções audiovisuais a suas ações de advocacy pela primeira infância. Ao longo dos anos, e sempre em parceria com a COMOVA, essas produções foram aperfeiçoadas e romperam as fronteiras brasileiras. Entre elas, o projeto “Voices of Children”, de iniciativa do GT Children’s Rights, da World Forum Foundation, que, além de idealizar as escutas de crianças de diversas partes do mundo (Brasil, Cingapura, Estados Unidos, Índia e Quênia), buscou abordagens positivas para ouvi-las, e produzir vídeos com/sobre elas, na perspectiva dos seus direitos.

A primeira infância é o período compreendido como os primeiros seis anos de vida da criança, sendo uma etapa muito importante para o desenvolvimento integral.