A gestora institucional da Avante saúda professores durante lançamento do Nossa Rede

Hoje é um dia memorável para a nossa rede municipal! E, não por acaso, é o dia em que celebramos o professor. É portanto, além de memorável, uma dia de muita responsabilidade. Como sou professora, com muita alegria, minhas palavras se enchem de emoção para dizer que ser professor é uma profissão de extrema complexidade e delicadeza. Complexidade, pois requer múltiplos conhecimentos, sintonia com o tempo presente, entendendo o passado e olhando para o futuro desconhecido onde as crianças viverão.

Delicadeza, pois a matéria prima são as vidas das crianças, dos aprendizes. Para intervir em vidas é necessário suavidade, delicadeza, ciência e arte. Além destes conhecimentos, ser professor requer atitudes de escuta, de compaixão e acolhimento – genuína solidariedade – e de encantamento permanente. Mais ainda, a capacidade de lidar com o inusitado e de conviver com a insegurança.

Requer qualidades e atitudes de criador. O criador zela, se preocupa, se coloca disponível, se aproxima da criação e, sobretudo, extrai prazer e se alimenta com a criação. E aqui reside a chama, a alma e a marca do ser professor, e talvez esteja aqui o limite que se impõe a quem não o é. Estas qualidades não são facilmente mensuráveis e não são parte do patrimônio genético, não é algo com que se nasce. Portanto, ser professor, não é, definitivamente, para todo mundo. Esta é a minha saudação!

O evento de lançamento do Nossa Rede, o projeto pedagógico de Salvador, aconteceu agora pela manhã, 15 de setembro, no Centro de Convenções do Hotel Fiesta. A Avante, em parceria com a rede municipal, ficou responsável pela Educação Infantil do projeto, construindo o programa que, até então, tinha o nome de Prodei. Fizeram parte da mesa, o prefeito de Salvador, ACM Neto; o secretário municipal de Educação, Guilherme Bellintani; a vice-prefeita, Célia Sacramento; a diretora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (SMED), Joelice Braga; a diretora do Instituto Chapada, Cibele Amado; o vice-reitor da UFBA, Paulo Cesar Miguez; representando o Fórum de Gestores,Tâmara Batalha; e a representante da APLB, Ana Angêlica,

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo