Avante

  /  Home Page   /  A criatividade Infantil na perspectiva de Lev Vigotski

A criatividade Infantil na perspectiva de Lev Vigotski

A criatividade Infantil na perspectiva de Lev VigotskiO artigo A criatividade infantil na perspectiva de Lev Vigotski faz uma reflexão teórica sobre os processos de criatividade, mais especificamente a criatividade infantil. O texto compila visões de diferentes pesquisadores sobre o tema, priorizando a teoria histórico-cultural de Vigotski.
As autoras, Geisa Nunes de Souza Mozzer e Fabrícia Teixeira Borges, justificam a necessidade do estudo realizado não só pela inexistência de uma concepção mais ou menos unificada sobre o que venha a ser a criatividade, mas também pela constatação de uma polarização, na maior parte dos estudos, em duas direções: a concepção inatista e a concepção ambientalista da psicologia.
Outro argumento para tal estudo é dado pelas autoras ao iniciar a abordagem específica sobre criatividade infantil. Elas relatam que ao buscar na literatura científica, tanto nacional como internacional, dos últimos dez anos sobre o tema, é flagrante a escassez de artigos e livros que tratem de forma específica a criatividade infantil. A partir daí, o texto foca na teoria de Lev Vigotski sobre o tema.
A Avante indica a leitura do texto, que pode ser acessado aqui.