logo_Prancheta 45

#20anosAvante parcerias valorosas pela Educação Infantil

“Quando falamos da Avante o que primeiro me vem é a ideia de seriedade e compromisso”.  A palavra foi proferida pela ex coordenadora de Educação Infantil (COEDI), do Ministério da Educação (MEC), Rita Coelho, recentemente exonerada do cargo, e considerada coordenadora honorária da Educação Infantil pela Avante e militantes pela qualidade desse segmento da educação do país.


Rita conheceu a Avante no trabalho e discussão sobre fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação (2005/2006), quando foi debatida a necessidade de formação  para o desempenho do importante papel de controle social destes órgãos colegiados. Na ocasião, ela, Ana Luiza Buratto, consultora associada fundadora da Avante e Salete Silva, também consultora associada na ocasião, faziam parte da equipe técnica do Programa Pro-Conselhos, uma parceria MEC/UNCME [União dos Conselhos Municipais de Educação]. Elas foram responsáveis pela elaboração de textos dos módulos de capacitação e pela formação de multiplicadores que levariam o conhecimento construído para os mais de 5.000 municípios brasileiros.


Mas foi a partir da integração da instituição à Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), que Rita pode testemunhar e se aliar ao trabalho da Avante em prol de uma educação infantil de qualidade para as crianças brasileiras. “Fui realmente conhecer o ideário, a metodologia de ação e a atuação da Avante na RNPI. O compromisso ético com a participação, a competência técnica e principalmente a atuação solidária, amistosa e generosa ficaram para mim como marcas identitárias da instituição”, disse Rita Coelho.


Depois disso, a proximidade com o trabalho da instituição aumentou a partir das ações institucionais de formação de formadores da Educação Infantil, em especial o projeto Paralapracá, uma parceria com o Instituição C&A (também integrante da RNPI), que teve sua tecnologia social integrada ao Guia de Tecnologias Sociais do MEC 2015; e a vertente voltada para a Educação Infantil do Programa Nossa Rede (da Secretaria Municipal de Salvador), que tornou-se referência nacional. “Na minha percepção o maior impacto da atuação da Avante está relacionado a sua significativa capacidade de articulação, de construir pontes e participar democraticamente. Parabéns a todos que fazem a Avante”.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo