#20anosAvante fomentando uma aprendizagem dialógica em projetos como o Comunidade de Aprendizagem

Fruto da parceria com o Instituto Natura, o projeto Comunidade de Aprendizagem tem como proposta articular toda a comunidade (escola e seu entorno) pela melhoria da aprendizagem instrumental e da convivência. Karina Rizek é gerente de projetos do Instituto Natura, parceiro da Avante – Educação e Mobilização Social na iniciativa, que desde 2014 vem colaborando para uma educação mais participativa e exitosa em dois municípios do Ceará (Horizonte e Fortaleza), da Bahia (Camaçari e Itabuna) e realizando sensibilização das escolas no Brasil.


Em depoimento para as ações de celebração dos #20anosAvante, Karina Rizek conta como estabeleceu os primeiros contatos com a instituição, antes desta se tornar parceira na execução do Comunidade de Aprendizagem. “Meu primeiro contato com a Avante, na verdade, foi com MariaThereza Marcililo, quando eu estava trabalhando no Ministério da Educação, na Coordenação Geral de Educação Infantil”. Karina e Maria Thereza, consultora associada fundadora da Avante, participaram de um trabalho realizado em parceria com o Unicef, para construir um documento sobre o que o município poderia fazer para melhorar a condição de vida das crianças de 0 a 6 anos. “A partir desse primeiro contato, fui conhecendo cada vez mais o trabalho da Avante, e a gente foi criando parcerias ao longo da vida. Depois ela trouxe mais gente da Avante para trabalhar em um projeto comigo no Ministério da Educação. Quando eu saí do Ministério, continuamos fazendo várias outras coisas juntas”, conta.


Karina e Maria Thereza permaneceram parceiras em suas andanças na luta pela Educação Infantil, pela primeira infância, por uma educação de qualidade para o Brasil. Atualmente, o Instituto Natura e a Avante são parceiras no Comunidade de Aprendizagem, que já contabiliza resultados bastante significativos, como a ampliação de 18 para 33 escolas, apenas nos municípios atendidos pela Avante, um resultado que ganha amplitude em termos de Brasil; o fortalecimento das relações com as secretarias municipais de educação atendidas; a consolidação e ampliação do núcleo de estudos da Avante, que teve todas as consultoras do núcleo do projeto certificadas; a realização de dois encontros regionais de troca de experiências, um em Fortaleza e outro em Horizonte, com a participação de representantes da comunidade escolar (gestores, alunos, familiares, colaboradores).


“Quando eu penso na Avante, penso nas crianças, na qualidade da educação, na força de uma luta, de um esforço enorme de tentar pautar a questão da educação e as discussões sobre a infância no mundo, não só nacionalmente, não só no nosso continente latino-americano. Eu penso em muita competência técnica, em um país melhor e em uma sociedade mais justa, mais igual”, ressaltou Karina, referindo-se a esses anos de parceria que hoje figuram nas ações do projeto.


“A Avante é uma instituição extremamente séria, que não se envolve em nada que não tenha a ver com suas origens, com seus valores e com a sua causa. Em especial com a causa da Educação Infantil, das crianças pequenas e dessa criação de uma sociedade melhor”, finaliza.


Comunidade de Aprendizagem


A tecnologia do Comunidade de Aprendizagem foi formada a partir de pesquisas do Centro Especial de Investigación en Teorías y Prácticas Superadoras de Desigualdades (CREA/Barcelona), realizadas ao longo de 30 anos. É baseada nos princípios da aprendizagem dialógica e composta por sete (07) atuações educativas de êxito (grupos interativos, tertúlia literária, biblioteca tutorada, modelo dialógico de resolução de conflitos, participação educativa da comunidade, formação de familiares e formação pedagógica dialógica).

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo