#20anosAvante É Dia de Feira Solidária, do fomento à incidência política

Por meio da sua Linha de Formação para o Trabalho, a Avante – Educação e Mobilização Social age em prol da garantia de um dos mais importantes direitos humanos assegurados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, e condição fundamental para a superação da pobreza e redução das desigualdades sociais. Nessa perspectiva, a instituição fomenta uma outra economia – a Economia Solidária -, por meio da tecnologia social de “fomento e criação de grupos produtivos”. Desenvolvida a partir da reflexão da prática da própria instituição, enquanto empreendimento associativo, a proposta vem sendo aprimorada desde 2006 com os projetos Grãos e Florescer. Em 2012 chega a um formato que inclui, além do fomento e fortalecimento dos grupos, o incentivo à incidência política – o projeto É Dia de Feira Solidária.


A CooperFeira Novo Sabor (nome escolhido pelos próprios cooperados, com consultoria da Avante) é um empreendimento solidário em funcionamento na maior feira livre de Salvador, e uma das maiores da América Latina – a Feira de São Joaquim, com aproximadamente 30.000 m². A cooperativa entrou para a história dos #20anosAvante a partir de uma demanda dos próprios feirantes, em um momento marcante e desafiador da história da Feira, quando passou por uma requalificação física e de serviços, realizada pelos governos municipal e estadual.


A partir de um diagnóstico sociocultural feito pela Avante, foi realizada mobilização da comunidade da Feira; formação do grupo produtivo; estruturação de espaço e equipamentos; formações psicossocial, de mão de obra e para comercialização; intercâmbio entre iniciativas e muitas discussões sobre os valores da ECOSOL – cooperação, igualdade, autogestão e respeito ao ser humano e ao meio ambientem. Assim nasceu a CooperFeira Novo Sabor, ainda em funcionamento.


Ao longo do período formativo (2012 – 2014) o empreendimento chegou a ter uma representante, Luciene Araújo, como delegada territorial na Conferência Estadual de Economia Solidária e como delegada suplente na Conferência Nacional.


É Dia de Feira Solidária


O projeto É Dia de Feira Solidária foi executado pela Avante, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE). Após a criação consolidação do empreendimento solidário fomentado pelo projeto (CooperFeira Novo Sabor) e apoio para incidência política, este ainda passou por uma fase de acompanhamentos pontuais e sob demanda.


A iniciativa, desenhada a partir da escuta e discussões com os feirantes, e em parceria com o Sindicato e a Associação dos Feirantes de São Joaquim, teve como foco, além da geração de renda, a reciclagem de orgânicos a partir do refugo produzido pela Feira de São Joaquim – cerca de 150 quilos de alimentos/resíduos sólidos semanais por boxe de frutas e verduras. Parte desse montante passou a ser transformado em doces, sopas, extratos de tomate, frutas e temperos desidratados e conservas.


Em parceria com a Associação dos Feirantes, que cedeu antigas dependências, o espaço para produção da CooperFeira Novo Sabor foi totalmente reformado e equipado, conforme regras da vigilância sanitária (ANVISA). Para o fortalecimento do empreendimento, a Avante trilhou caminhos já percorridos em outras formações de grupos produtivos, como a realização da construção de um estudo de viabilidade econômica do empreendimento; a formação gerencial, técnica, psicológica e de princípios da Economia Solidária; e o intercâmbio com outras cooperativas já consolidadas.


O É Dia de Feria Solidária aprimorou a tecnologia com demandas específicas do perfil do grupo e sua realidade. Entre elas, o apoio para representações políticas em prol da Economia Solidária no Estado e o envolvimento do ecossistema da feira para a coleta dos refugos. Para tanto, foi realizada formação pedagógica dos agentes de mobilização (carregadores, feirantes e ambulantes), que realizaram uma releitura da Feira, explorando aspectos sócio, econômicos e políticos. E desenvolvidas estratégias que colaboraram para o envolvimento dos atores desse ecossistema.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo