#20anosAvante desenvolvendo pessoas e organizações

Marcia Pregnolatto, hoje assessora em desarrollo humano da Avina, no início dos anos 2000 atuava junto ao Instituto C&A. Na ocasião, a Avante – Educação e Mobilização Social se lançava em campo na promoção do fortalecimento de creches comunitárias, filantrópicas e confessionais, criando a Associação de creches e pré-escolas comunitárias e filantrópicas de Salvador (ACREDITE), dando os primeiros passos para fortalecimento de ações voluntárias do Instituto C&A, que viriam transformar vidas humanas e comunidades. Marcia, que era responsável pelo desenvolvimento da região Norte e Nordeste, colaborou com a identificação da instituição para realizar o trabalho, entrando para a história “contada e afetiva” dos #20anosAvante.


Marcia Pregnolatto lembra que a instituição foi identificada como potencial parceira para apoiar essas organizações comunitárias que trabalhavam com crianças de 0 a 6 anos na transição de um papel de assistência para o de educação infantil. “A Avante desenvolveu um trabalho excelente com essas lideranças, sempre respeitando suas perspectivas, legitimando a relevância de seus papéis e desafiando-as para dar um salto na qualidade do atendimento às crianças e qualificação dos profissionais. Nessa época, foram implementados os chamados ‘padrões mínimos de qualidade’, uma ferramenta que ajudou muito no processo de construção de novos parâmetros para a Educação Infantil para as creches comunitárias de Salvador”, conta.


Falar da Avante, segundo ela, é remeter sua memória a duas palavras que resumem o trabalho da instituição em todos os momentos em que esteve envolvida com eles – compromisso e competência. “Compromisso com a causa da educação e com os direitos humanos e competência da equipe no desenvolver as ações programáticas da organização. São profissionais que geram confiança por sua alta capacidade técnica e humana. Uma equipe que trabalha com rigor técnico, uma equipe atualizada com os temas contemporâneos e com um especial bom humor e cuidado nas relações.  Essas características tornam a Avante uma organização especial e altamente confiável”.


Marcia finaliza seu depoimento em comemoração aos 20 anos da instituição definindo o que para ela é o impacto gerado pela Avante por meio de suas ações. “A Avante tem alta capacidade de desenvolver pessoas e organizações, de gerar visibilidade aos temas relevantes para a sociedade, de trazer uma visão política sobre a educação e sua vinculação com os princípios de direitos e de influenciar políticas públicas”.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo