#20anosAvante de visão respeitosa para a infância no presencial e a distância

Uma nova versão do AVA Paralapracá está no ar desde o dia 22 de agosto. A ferramenta vem sendo aprimorada desde 2013 por meio de parceria entre a Avante – Educação e Mobilização Social e a Entremeios – Articulação e Formação Social e Empresarial, tornando-se cada vez mais acolhedor e colaborativo. A empresa, sediada em São Paulo, se afinou desde o primeiro momento com o perfil dialógico e de escuta ativa da instituição, colaborando para entrada da Avante – Educação e Mobilização Social no universo da formação a distância, via ambiente virtual, garantindo, na era digital, a predominância do jeito próprio de ser e fazer acontecer dos #20anosAvante.


A Entremeios tem sido responsável pela concepção da plataforma e adaptação dos materiais do Programa para o ambiente, o que tem possibilitado maior interatividade, compartilhamento de experiências e construção coletiva do saber na promoção do desenvolvimento integral da criança. “Reconheço na Avante uma organização que tem uma visão complexa e respeitosa para a infância. Com isto, realiza ações que ampliam as condições para que as crianças possam se desenvolver em suas potencialidades”, diz Gustavo Valentim, sócio da Entremeios.


A empresa abraçou o projeto quando ele ainda se mostrava grandioso e ousado. O convite foi feito a um grupo de profissionais que havia mediado a construção coletiva de uma outra iniciativa ousada – a plataforma Telecentros BR, do governo federal. Na ocasião (2010 – 2011), a ação reuniu organizações militantes e universidades de todo o Brasil na criação de uma plataforma EAD para promoção da inclusão digital nos mais longínquos locais do país, acolhendo toda a diversidade da população brasileira.


Ao longo do tempo, o programa do governo federal ganhou outras feições, mas a forma como o grupo de profissionais conduziu a iniciativa inseriu na sua trajetória o encontro com a Avante. No final do ciclo I (2013) do Programa deu-se início à parceria que culminou em um ambiente virtual formativo colaborativo que incentiva a ampliação do repertório teórico e prático dos formadores da Educação Infantil sobre os eixos do Programa, e a reflexão sobre as formações realizadas com professores e demais profissionais desse segmento da Educação.


“A Avante pra mim é um ambiente aconchegante, cheio de pessoas interessantes, com reuniões densas e repletas de conhecimentos diversos – que convergem e divergem na medida necessária”, diz Gustavo Valentim sobre a convivência com a equipe da instituição durante o processo de elaboração do AVA Paralapracá. Esse clima marca o tom do ambiente, que vem possibilitado, ainda, a formação de redes de aprendizagem colaborativa e fomentando a inclusão digital.


O AVA Paralapracá ampliou o alcance do Programa e, assim, tornou-se uma ferramenta estratégica para a entrada da tecnologia social do Paralapracá no Guia de Tecnologias Educacionais do Ministério da Educação (MEC), em 2015, conferindo notório saber à Avante na formação continuada de profissionais da educação infantil. “O impacto causado pela Avante é, principalmente, político – entendendo política como relação entre seres humanos. Em suas ações, preza pelo cuidado entre as pessoas desde dentro da organização, que vai irradiando até transformar os modos como as pessoas se relacionam e se compõem nos contextos onde atuam”, destaca Gustavo Valentim.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo