#20anosAvante de uma atuação educativa de êxito

Mexer, transformar, junto – construir, respeitar a identidade e a cultura, princípios caros ao longo dos #20anosAvante, que ganha corpo em seus projetos, em suas intervenções por uma formação do cidadão, pela educação e o desenvolvimento de tecnologias de intervenção social, visando à garantia dos direitos sociais básicos e ao fortalecimento da sociedade civil. A instituição chega aos municípios, articula, escuta ativamente, propõe e promove uma aprendizagem dialógica, como aconteceu em Horizonte (CE). “O primeiro sentimento quando escuto falar da Avante está relacionado à educação e ao desenvolvimento de indivíduos e de grupos que sonham com a transformação e o crescimento como condição de cidadania”, disse Dione Soares Félix, secretária de educação do município.


A Avante atuou em Horizonte nos anos de 2014 e 2015, por meio do projeto Comunidade de Aprendizagem, implementando-o em12 escolas de Ensino Fundamental e Infantil. Em 2016, apesar de não estar mais assessorado pela Avante, Horizonte sediou o II Encontro Regional de Comunidade de Aprendizagem com o intuito de qualificar a prática das Atuações Educativas de Êxito (AEE) das instituições de sua Rede e da Rede de Fortaleza, outro município do Ceará atendido pelo projeto – que também atuou na Bahia (Camaçari e Itabuna), e em Minas Gerais. Esse último para realização de processo de sensibilização das escolas.


Durante o Encontro Regional foi realizada uma troca de experiências e saberes sobre o trabalho em cada município, colocando em prática outra tecnologia social da Avante – Trocando em Miúdos. O Comunidade de Aprendizagem é executado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria técnica com o Instituto Natura.


A secretária de educação de Horizonte destacou, em depoimento pelos #20anosAvante, o desenvolvimento dessas tecnologias e a intervenção social realizada pela instituição. “Isso é o que me vem primeiro à memória quando penso na Avante. Como também, um olhar para além dos horizontes”.
Dione Félix conheceu a Avante por meio do projeto Comunidade de Aprendizagem, ao longo do trabalho de implementação e acompanhamento do mesmo no município. Ela vivenciou a apropriação da comunidade no processo de gestão participativa da escola; o fomento da participação política das crianças e adolescentes na gestão da instituição; a participação ativa dos pais no processo educativo dos alunos como agentes mediadores das relações; e a incorporação dos sonhos da comunidade no processo de reforma da escola.


“A Avante tem sua centralidade focada na formação cidadã. A partir disso, entendo que o impacto das suas ações no contexto social onde atua refletem sua Missão. Porque, guiada pelos conceitos de formação, mobilização social, direito à educação, direito à cultura, direito ao trabalho e a participação cidadã e sua capacidade de articulação em rede, a instituição pauta o bom resultado por onde passa. Os prêmios já ganhos pelo Brasil a fora anunciam isso”, reitera.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo