Notícias

#20anosAvante de parcerias conquistadas no trabalho em rede

19/09/16 14:33 - Notícias

19 de setembro de 2016

vital-didonet_siteQuando a Avante – Educação e Mobilização Social foi convidada a integrar a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), em 2009, ele coordenava a secretaria executiva da Rede, cujo papel cabia à Organização Mundial de Educação Pré-Escolar (OMEP Brasil). Hoje, personalidade reconhecida nacional e internacionalmente, Vital Didonet ocupa o cargo de assessor legislativo da RNPI e tem estado à frente de articulações importantes para as crianças de 0 a 6 anos, a exemplo do Marco Legal da Primeira Infância (LEI 13.257/2016).

A candidatura da Avante para a nova secretaria executiva da RNPI no ano seguinte, foi capitalizada por Vital que, dezesseis anos depois, em depoimento para os #20anosAvante, depara-se com uma reflexão que valida a sua escolha. “Quando o nome Avante me vem aos ouvidos, à memória ou aos olhos num escrito, é uma ideia vigorosa de compromisso social com pessoas, crianças e famílias que toma figura. Essa organização tem uma trajetória admirável de defesa e promoção de direitos humanos, com destaque na educação e na participação das pessoas”.

entrada para a Rede deu início a mais um capítulo da trajetória Avante pela primeira infância e ampliou sua militância e natural capacidade de articulação, sempre conectada com a vanguarda nacional e internacional. O convite de Vital Didonet, a princípio, foi direcionado à Maria Thereza Marcilio, na ocasião gestora da Avante, que personificava o trabalho da instituição. “Convidei-a para entrar na RNPI e nessa Rede aproximamos mais nossas concepções de políticas públicas pela primeira infância e as formas de atuar com estratégias que alcançassem resultados.  Estive na sede da Avante algumas vezes onde conheci, com grande satisfação, as várias áreas de trabalho e seus dirigentes e técnicos. Meu respeito e admiração por ela aumentou”.

Quase #20anosAvante se passaram, a parceria foi ampliada e amadurecida e seu contato com a instituição aprofundado. “O impacto das ações da Avante estão estampadas nos relatórios e boletins periódicos. Mas esses escritos, apesar de bem apresentados e gostosos de ler, dão apenas uma ideia do que a Avante realiza por meio de seus projetos, das ações de formação, mobilização e transformação das precárias realidades sociais em que atua”.