logo_Prancheta 45

Avante levanta a importância de escutar as crianças e a participação infantil, no VIII ENELUD

Em mais uma apresentação do documentário “Voices of children”, desta vez no VIII Encontro Nacional de Educação e Ludicidade (ENELUD), a Avante – Educação e Mobilização Social levantou a importância de escutar as crianças e a participação infantil. A apresentação foi feita por Ana Oliva Marcilio, consultora associada da instituição, em um diálogo com a escritora e pesquisadora do folclore infantil, Nair Spinelli (Nairzinha), e a idealizadora do projeto Livres Livros, Raissa Martins.


Na ocasião, Ana Oliva Marcilio falou sobre o processo de escuta e mobilização das crianças para participação e os bastidores na produção do filme. “Primeiro, a gente conversou com muitos adultos sobre os direitos das crianças, o que significa: quais as perspectivas e o que a gente pensa, fazendo um contraponto entre o direito à participação e o direito à proteção”, conta Ana, lembrando que um direito não é superior ao outro, que a proteção não vale mais do que a participação, nem do que a provisão.
O documentário é um trabalho voluntário do GT on Children’s Right, do World Forum on Early Childhood Care and Education que, além de idealizar as escutas de crianças de diversas partes do mundo (Brasil, Cingapura, Estados Unidos, Índia e Quênia), buscou abordagens positivas para ouvi-las e produzir vídeos com/sobre elas, na perspectiva dos seus direitos. O GT é composto por ativistas mundiais da infância, como Ana Oliva Marcilio, e a parceira indiana Vashima Goyal, também presente ao evento.


Sob o tema “O brincar, cultura midiática e formação de professores”, o VIII ENELUD reuniu na Faculdade de Educação da UFBA, na quinta-feira (15), uma plateia de estudantes, professores e pesquisadores, com destaque para Cristina D´ávila, coordenadora do GEPEL (Grupo de Estudos, pesquisa, educação e ludicidade) e organizadora do evento; Adriana Friedmann, especialista em infância, criadora e coordenadora do Mapa da Infância Brasileira; e Tânia Fortuna, professora de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


Primeira infância


Integrante da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), a Avante se envolveu no projeto “Voices of children” por acreditar que para garantir e consolidar a participação infantil no Brasil, ou em qualquer lugar, é preciso aceitar e acolher o fato de que formação do sujeito político tem que começar cedo, por meio da garantia de participação das crianças pequenas, seja na escola, na comunidade, na família, seja em qualquer lugar.


Em 2017, a instituição completou cinco anos de ações de advocacy pela primeira infância por meio de produções audiovisuais que, ao longo dos anos, sempre em parceria com a COMOVA, foram aperfeiçoadas e romperam as fronteiras brasileiras.


VIII ENELUD


O VIII Encontro Nacional de Educação e Ludicidade (ENELUD) realizou vivências, palestras, oficinas e reflexões sobre o brincar, a cultura midiática e a formação de professores em nossa sociedade e a maneira como essa cultura vem interagindo com a produção do conhecimento e sendo utilizada nas diversas práticas educativas.


Organizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Ludicidade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFBA, o evento inaugura o I Encontro Internacional de Educação e Ludicidade, trazendo como convidados internacionais, o Prof. Dr. Gilles Brougère, da Universidade Paris 13, Sorbonne, e a Profª Drª Conceição Lopes, da Universidade de Aveiro, Portugal.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo