logo_Prancheta 45

‪‎Trocando em Miúdos‬ proporciona encontro com mentes inspiradoras ‬‬

Qual o valor e importância de ouvir pensadores e ativistas que influenciam os movimentos transformadores ao redor do mundo e ser inspirados por suas ideias e presença única, fortalecendo em si a ideia de que utopias são, sim, possíveis? O VIII Trocando em Miúdos – Intercâmbio Internacional levará um grupo de 18 pessoas para o Himalaia e lá, entre outras experiências, elas terão um encontro com Rashima Bharti e Rajnish Jain, cofundadores da AVANI – uma comunidade, situada na região de Kumaon, dos Himalaias indianos -, construída sobre os princípios da sustentabilidade e empoderamento local.

Oportunidades como essa têm sido viabilizadas por meio do programa de intercâmbio educacional e cultural Trocando em Miúdos, promovido pela ‎Avante – Educação e Mobilização Social, desde 1999. Os encontros têm sido promovidos com o intuito de ajudar as pessoas que buscam novas experiências e inspiração a enriquecer a sua prática pessoal e profissional.

No intercâmbio para a Índia, em 2014, o grupo dialogou, por exemplo, com Kiran Sethi, mentora do método Design for Change e da Riverside School (também visitada pelo grupo); e Rajesh Kasturirangan, educador com posições firmes sobre avaliação que vão na contramão de muito do que vem sendo discutido no mundo ocidental, inclusive do Brasil.

Assim como a sétima edição (Índia), o VIII Trocando em Miúdos (Himalaia) acontece em parceria com o EduRetreat – um intercâmbio cultural e educacional idealizado por Vashima Goyal, uma indiana que articula, naquela parte do mundo, programas globais de desenvolvimento orientados por profissionais de renome no meio acadêmico. O objetivo destes grupos é acessar ideias sobre educação e diversidades para ampliar a visão de mundo.

Durante a primeira experiência que a Avante realizou com o EduRetreat, em 2013, o grupo esteve em contato com educador, pacifista, ativista pelo desarmamento nuclear, Satish Kumar; arquiteto indiano, Balkrishna Vithaldas Doshi, considerado uma importante figura da arquitetura do sul da Ásia e reconhecido por sua contribuição para a evolução do discurso sobre a arquitetura na Índia; o educador e designer indiano K.B. Jinan,  que instalou uma polêmica criativa no grupo ao apresentar a ideia da prevalência da experiência na escola sobre o ensino por livros e textos escritos; e Vandana Shiva, física e ativista, diretora da Research Foundation for Science, Technology, and Ecology, em Nova Délhi, que dialogou sobre sua luta pelas sementes e como ela se insere nos processos históricos de resistência anticapitalista e anticolonial.

A conversa com Vandana Shiva, durante a experiência no EdruRetreat 2013, foi registrada por Gustavo Amora, Global Leader no ano de 2009, e integrante da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), que fez parte do grupo, juntamente com Maria Thereza Marcilio, gestora institucional da Avante e a consultora associada da instituição, Ana Luiza Buratto.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo